Uma pessoa morreu e onze foram hospitalizadas após terem contraído E.coli, na sequência do consumo de queijo contaminado no Reino Unido.
A agência de Saúde e Segurança confirmou que existem pelo menos 30 casos da doença no país, todos eles relacionados com o consumo de queijos não pasteurizados fabricados por uma empresa do Reino Unido.
A vítima mortal registou-se na Escócia.
Entre os doentes afetados, quinze foram identificados como sendo do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 81 anos.
Das 19 pessoas com informações disponíveis, uma dúzia relatou diarreia com sangue, 11 foram hospitalizadas e uma desenvolveu Síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma doença grave e potencialmente fatal que afeta principalmente os rins.
Entretanto, as autoridades britânicas alertaram os seus cidadãos para não consumirem queijo da marca Lancashire - que pode ser encontrado nos cabazes de Natal, refere o The Mirror.
Quatro dos produtos da marca Mrs Kirkham's Lancashire Cheese foram retirados do mercado por precaução. São eles o Lancashire suave e cremoso, o Lancashire saboroso, o Lancashire curado e o Lancashire fumado.
Crê-se que todos os lotes comprados desde outubro de 2023 foram afetados.
Leia Também: Mãe e filho não morreram de intoxicação. Encontrado "agente químico"