Israel diz ter descoberto túneis e um quartel do Hamas sob hotel em Gaza

O Exército israelita anunciou hoje que as suas tropas encontraram um complexo de túneis que albergava um quartel e armas do grupo islamita Hamas num luxuoso hotel localizado em frente das praias mediterrânicas da Cidade de Gaza.

Notícia

© Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

Lusa
05/01/2024 20:51 ‧ 05/01/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Hamas

Um porta-voz do Exército disse que os soldados israelitas encontraram "uma infraestrutura do Hamas com sete túneis e um quartel-general terrorista no seu interior", que estava localizada no Hotel Blue Beach, no norte da Faixa de Gaza.

A rede de túneis foi destruída esta semana, após combates em que "dezenas de terroristas do Hamas entrincheirados no hotel dispararam mísseis antitanque contra as forças israelitas", descreveu o porta-voz, referindo que vários combatentes do grupo palestiniano foram mortos.

Os militares do Hamas "usaram o hotel como abrigo, a partir do qual planearam e realizaram ataques tanto acima como abaixo do solo", e as forças israelitas apreenderam várias armas, incluindo metralhadoras AK-47, explosivos e 'drones', segundo um relatório do Exército.

O mais recente conflito entre Israel e o Hamas foi desencadeado pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita em 07 de outubro, massacrando cerca de 1.140 pessoas, na maioria civis, segundo números oficiais de Telavive.

Em retaliação, Israel, que prometeu eliminar o movimento palestiniano considerado terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local, já foram mortas mais de 22.000 pessoas -- na maioria mulheres, crianças e adolescentes -- e feridas acima de 57 mil, também maioritariamente civis.

O conflito provocou também cerca de 1,9 milhões de deslocados (cerca de 85% da população), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado.

Leia Também: Netanyahu criou "adversário fictício" sobre futuro de Gaza, diz oposição

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas