Angola vai contar com escritório da Organização Mundial das Zonas Francas
Angola vai contar com um escritório regional da Organização Mundial das Zonas Francas (WFZO, na sigla inglesa), cujo acordo de instalação foi assinado hoje, em Luanda, entre a administração da Zona Económica Especial (ZEE) e a instituição mundial.
© Lusa
Mundo Angola
O presidente do conselho de administração da ZEE-Luanda-Bengo disse, na ocasião, que o acordo assinado resulta da estratégia de internacionalização da ZEE e que o escritório regional da WFZO deve "dinamizar" a região austral de África.
"Por conta das nossas atividades, a Organização Mundial das Zonas Francas entende que Angola é o país ideal para instalar o seu escritório regional no sentido de dinamizar toda a região austral", disse Manuel Francisco Pedro.
"Temos estado a engajar a nossa instituição junto de parceiros internacionais e o memorando que acabamos de assinar é o resultado desta estratégia de internacionalização", acrescentou.
De acordo com o responsável, o memorando assinado é também fruto das posições que a ZEE tem apresentado nas reuniões do conselho mundial da WFZO visando apoiar os países da região austral do continente africano.
"E com base nisso foi discutido e manifestamos a necessidade de a Organização Mundial das Zonas Francas estabelecer um escritório regional em Angola que passará a representar toda a região austral, sobretudo por causa do interesse manifestado por este organismo no Corredor do Lobito", realçou.
Sobre as ações da ZEE-Luanda-Bengo, Manuel Francisco Pedro referiu igualmente que a instituição que dirige celebrou, em 2023, 30 contratos de investimentos e/ou instalação de indústrias, avaliados 4 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros).
Leia Também: Número de milionários em África cresce 42% para 195 mil pessoas até 2032
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com