O famoso panda-gigante macho He Ye, com quatro anos, é afinal uma fêmea.
O anúncio foi feito pelo tratador do animal, Tan Jintao, na Base de Investigação de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu, na província chinesa de Sichuan, reportou o jornal China Daily, tendo os fãs do animal ficado chocados com a descoberta.
O tratador cuida também de Hua Hua, irmã gémea de He Ye, desde que nasceram em julho de 2020. Ambos são um sucesso e uma grande atração do público.
O tratador explicou que, após o nascimento de He Ye, as características da cria tenderam a considerá-lo do sexo masculino.
"Como He Ye está a envelhecer, as características masculinas não são óbvias. Por isso, pedimos a especialistas para recolherem amostras biológicas e descobrimos que He Ye é, de facto, uma fêmea", afirmou Tan, através de um vídeo publicado nas redes sociais chinesas.
Os especialistas esclarecem, citados pelo Daily China, que o sexo dos pandas gigantes é difícil de determinar - até terem pelo menos três anos de idade -, uma vez que as crias recém-nascidas pesam apenas cerca de 100 gramas e os seus órgãos sexuais não são percetíveis.
Já não é a primeira vez que se cometem erros na determinação do sexo de pandas gigantes. Os meios de comunicação social locais revelaram que Mei Lan, pai de He Ye, foi criado como uma panda fêmea.
O mesmo aconteceu com a irmã de Mei Lan, Bao Lan, que foi, por sua vez, considerada macho à nascença.
Leia Também: Número de pandas gigantes em estado selvagem na China sobe para 1.900