O dia chegou: a marmota Phil saiu da toca, em Punxsutawney, a cerca de 60 quilómetros de Pittsbourgh, nos Estados Unidos, e não viu a sua sombra. Significa isto que, segundo reza a lenda, a primavera chegará mais cedo.
Apesar do frio e do céu nublado que se faziam sentir esta manhã de sexta-feira, cerca de 30 mil pessoas acorreram à região para ouvir as previsões de Phil neste Dia da Marmota.
O evento, que é celebrado desde 1887, deriva do feriado cristão do Dia da Candelária, no qual os fiéis acreditam que um céu claro anuncia um inverno mais longo, enquanto um dia nublado abre porta à chegada da primavera.
Nessa linha, e de acordo com a história, se Phil vir a sua sombra, o inverno prolongar-se-á por mais seis semanas. Se não, a primavera chegará mais cedo.
Mas a previsão real de Phil acontece com antecedência em Gobbler's Knob, uma pequena colina nos arredores da cidade.
Contudo, e ainda que a tradição não mostre sinais de enfraquecer, a taxa de sucesso do animal é de 36%, de acordo com o Stormfax Almanac, citado pela agência EFE.
O ritual tem, além disso, raízes pagãs, que atribuem poderes sobrenaturais aos animais entre o equinócio de inverno e o solstício de primavera.
Percorra a galeria.
Leia Também: Pescador apanha barracuda-gigante nos Açores (pela primeira vez)