Um adulto morreu após contrair sarampo na Irlanda, informou, esta quarta-feira, o Serviço Executivo de Saúde (HSE), citado pela Sky News. Segundo a estação britânica, trata-se do primeiro caso confirmado de sarampo no país este ano.
Sem adiantar pormenores sobre a morte, o HSE revelou que a pessoa morreu num hospital da região de saúde de Dublin e Midlands.
"As equipas de saúde pública do HSE, juntamente com a equipa nacional de gestão de incidentes (IMT) de sarampo do HSE, estão a tomar todas as medidas de saúde pública necessárias em relação ao caso", adiantou em comunicado.
"O HSE manterá o público informado sobre novas medidas e, entretanto, qualquer pessoa que tenha preocupações deve contactar o seu médico de família”, acrescentou.
Este foi o primeiro caso de infeção registado na Irlanda em 2024, depois de em 2023 e 2022 terem sido registados quatro e dois, respetivamente.
Em Portugal, desde 11 de janeiro, foram confirmados sete casos de sarampo, dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e cinco na região Norte, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O mais recente caso foi divulgado na terça-feira, tratando-se de um homem de 29 anos, que se encontra "clinicamente bem e fora do período de infecciosidade".
Leia Também: DGS confirma novo caso de sarampo num total de cinco na região Norte