Dois guardas civis morreram, esta sexta-feira, após serem abalroados por um barco de traficantes de droga em Cádis, em Espanha, confirmou o Instituto Armado à Europa Press. Um terceiro polícia ficou ferido.
A Associação Única dos Guardas Civis (AUGC) já veio lamentar "profundamente" o acidente e exigiu que o Ministério do Interior abra uma "investigação aprofundada" para apurar o que aconteceu.
"Dois guardas civis morreram após serem atropelados por um barco de tráfico no porto de Barbate. Da AUGC lamentamos profundamente estes trágicos acontecimentos, aguardando saber mais detalhes sobre a ocorrência", pode ler-se numa publicação na rede social X (antigo Twitter) da AUGC.
#ÚLTIMAHORA Dos guardias civiles fallecen arrollados por una narcolancha en el puerto de Barbate.
— AUGC Guardia Civil 🇪🇸 (@AUGC_Comunica) February 9, 2024
Desde AUGC lamentamos profundamente estos trágicos hechos, esperando a conocer más detalles de lo sucedido exigimos a interior una profunda investigación de estos hechos gravemente…
Segundo o El Diario, quatro embarcações com droga tentavam evitar o barco da autoridade dentro das instalações do Porto de Albufera, em Barbate. No entanto, um dos barcos acabou por abalroar a embarcação da Guarda Civil, que era menos potente.
Noche trágica para la familia de la Guardia Civil. Dos agentes han fallecido cuando han sido arrollados por una narcolancha en el puerto de Barbate. Descansen en Paz. Todo mi cariño a sus familiares y amigos. Con inmenso dolor. La muerte no es el final pic.twitter.com/IK4vOaIGz3
— Macarena Olona (@Macarena_Olona) February 9, 2024
Fontes do Ministério do Interior confirmaram à Efe que o ministro Fernando Grande-Marlaska viajará amanhã para a localidade de Cádis, na Andaluzia.
Fernando Grande-Marlaska esteve hoje em Algeciras, na mesma província, onde apresentou a prorrogação até 2025 do Plano Especial de Segurança do Campo de Gibraltar.
Desde o seu lançamento em 2018, este plano permitiu a intervenção de 1.700 toneladas de drogas e mais de 97 milhões de euros em dinheiro de tráfico de drogas.
[Notícia atualizada às 22h16]
Leia Também: Agride mulher, barrica-se em casa e faz ameaças para que regresse