"Em choque". Gato desaparecido há 4 anos surge a 300 quilómetros de casa
O animal tinha microchip, mas a procura na base de dados irlandesa não teve frutos.
© Sunday World
Mundo Animais
Ao fim de quatro anos, a família Smyth tinha perdido a esperança de encontrar 'Blueberry', o seu gato preto que, em novembro de 2019, desapareceu, em Bangor, na Irlanda do Norte. Contudo, o felino surgiu em Galway, a quase 300 quilómetros de casa, na semana passada.
A 6 de fevereiro, um transeunte em Moycullen apercebeu-se de que um gato abandonado à porta do supermercado SuperValu parecia estar doente, pelo que decidiu levá-lo ao veterinário.
“Estava com uma gripe felina. Era muito dócil, muito amigável. Estava tenso e com dores, mas queria atenção humana”, detalhou a enfermeira veterinária que assistiu o gato, Rachael Russell, citada pelo The Guardian.
O animal tinha microchip, mas a procura na base de dados irlandesa não teve frutos. Os veterinários tentaram, depois, a Europetnet, que cobre 26 países europeus, e encontraram uma correspondência no Reino Unido.
O felino, que tinha 10 anos, chamava-se 'Blueberry', e tinha começado a sua viagem a mais de 240 quilómetros de distância.
“Tínhamos aceitado que ele tinha morrido, mas a minha mãe recebeu uma chamada de alguém do sul. Disseram: 'Temos o Blueberry'. Ela não conseguia acreditar. Todos pensávamos que não havia hipótese”, disse Hannah Smyth, em declarações ao Belfast Telegraph.
A família reuniu-se esta semana com o animal, tendo assegurado estar “em choque”. “Sabia que éramos nós; assim que as meninas o trouxeram, começou a dar cabeçadas. Estava um pouco fora de si quando o vimos pela primeira vez, mas agora parece estar normal”, complementou.
Leia Também: O seu gato está mais agressivo? Veterinária explica o que fazer
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com