Pirateia site do governo para comprar carros e joias… por 1 dólar cada
Ainda que as suas licitações chegassem aos milhares de dólares, o homem pirateou "o site pay.gov e falsificou o verdadeiro preço do leilão para um dólar" na altura do pagamento.
© iStock
Mundo EUA
Um homem que pirateou o site do governo norte-americano para adquirir vários veículos e joias a leilão por apenas um dólar cada (quase um euro) foi, esta quarta-feira, considerado culpado por ter defraudado o Executivo daquele país em milhares de dólares.
Evan James Coker, de Oklahoma, adquiriu os bens em 2019, através de leilões realizados com o intuito de escoar excedentes ou objetos apreendidos pelas autoridades, segundo adiantou a NBC News.
Ainda que as suas licitações chegassem aos milhares de dólares, o homem pirateou "o site pay.gov e falsificou o verdadeiro preço do leilão para um dólar" na altura do pagamento, de acordo com o mesmo meio.
Coker foi indiciado por três acusações de fraude eletrónica em março de 2023, declarando-se culpado de uma, segundo os registos do tribunal.
É que, de acordo com as autoridades federais, o homem terá defraudado o Executivo norte-americano em mais de 150 mil dólares (mais de 130 mil euros), entre 31 de janeiro e 21 de março de 2019.
Entre os 19 bens adquiridos estavam um Ford Escape Hybrid 2010, que Coker licitou por 8.327 dólares (7.693,44 euros), uma carrinha Ford F550, com uma oferta de nove mil dólares (8.316,90 euros), e ainda um Chevrolet C4500, pelo qual tinha pedido 22.700 dólares (20.977,07 euros). Segundo a acusação, o homem tentou vender alguns dos bens depois de os adquirir.
Para levar a cabo o esquema, Coker usou oito contas e cartões de débito pré-pagos com saldos muito baixos.
A data da sentença ainda não foi definida e o homem está, para já, em liberdade.
Leia Também: Recorde de sanções aplicadas pelos EUA pode retirar força ao dólar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com