A decisão será formalizada junto do Governo timorense durante um encontro entre Trevelyan e o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
O anúncio acontece algumas semanas depois da visita do Presidente timorense, José Ramos-Horta, a Londres, onde foi recebido por Trevelyan e pelo chefe da diplomacia, David Cameron.
Na altura, Ramos-Horta revelou ter transmitido o pedido de Díli para que fosse reaberta uma missão diplomática, pois as relações têm sido feitas através da embaixada em Jacarta desde 2006.
A secretária de Estado britânica, responsável pela região do Indo-Pacífico, encontra-se a participar no Simpósio Regional de Segurança Marítima de Bali, no âmbito de uma visita de dois dias à Indonésia.
A conferência, financiada pelo Reino Unido, pretende reforçar a colaboração entre os países marítimos do sudeste Asiático, incluindo a Indonésia, a Malásia e as Filipinas.
O Governo britânico elegeu como prioridade estreitar os laços com as nações asiáticas como parte de uma "reorientação para o Indo-Pacífico" da política externa e económica pós-Brexit.
"O Reino Unido está empenhado em construir parcerias mais fortes a longo prazo no Indo-Pacífico para apoiar a segurança marítima e económica, utilizando a nossa rede diplomática global para apoiar estas relações", afirmou Trevelyan, em comunicado.
O embaixador britânico na Indonésia e em Timor-Leste, Dominic Jermey, lembrou que se celebra este ano o 75.º aniversário de relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Indonésia e também Timor-Leste.
"Estabeleci pela primeira vez a Missão do Reino Unido junto da Administração Transitória das Nações Unidas para Timor-Leste há vinte e quatro anos, e orgulho-me do facto de o Reino Unido pretender agora reabrir uma presença permanente", confiou,
O diplomata lembrou que o Reino Unido é atualmente o país com a maior diáspora timorense no estrangeiro.
A visita de Anne-Marie Trevelyan ao Sudeste Asiático conclui com uma deslocação ao Camboja entre 02 e 04 de março.
Leia Também: Imigração portuguesa para o Reino Unido no valor mais baixo em 13 anos