Um quadro abstrato da Rainha Margrethe da Dinamarca, que surpreendeu o país ao abdicar do trono no início do ano, foi vendido num leilão em Copenhaga, na terça-feira, por 23.300 dólares, cerca de 21.380 euros.
A obra de arte excedeu o preço estimado de 11.000 a 14.550 dólares (10.000 a 13.350 euros), de acordo com a Associated Press (AP).
As obras artísticas da rainha, de 83 anos, são há muito tempo conhecidas do público. Aliás, vários dos seus quadros foram expostos em museus na Dinamarca e noutros países.
O quadro acrílico, sem nome e do ano de 1998, foi vendido na principal casa de leilões da Dinamarca a um comprador não identificado.
O quadro foi originalmente uma prenda de um antigo assessor de Sua Majestade e estava na posse da família.
De acordo com Niels Boe-Hauggaard, da casa de leilões Bruun Rasmussen, as obras de Margrethe raramente são postas à venda. "A recente abdicação da rainha pode também ter dado ao quadro uma camada extra na sua história", pode ler-se num comunicado da instituição.
De recordar, conforme reporta a AP, Margrethe anunciou a sua abdicação na véspera de Ano Novo, alegando problemas de saúde.
A sua declaração surpreendeu uma nação que esperava que ela vivesse até ao fim dos seus dias no trono, como é tradição na monarquia dinamarquesa.
Assim, no dia 14 de janeiro, Margrethe tornou-se na primeira monarca dinamarquesa a abdicar voluntariamente do trono em quase 900 anos, dando lugar ao seu filho como Rei Frederik X.
Leia Também: Rainha Letizia revela desejo para daqui a 25 anos