A Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA, na sigla em espanhol) mostrou "preocupação" perante a notificação emitida no portal comunitário RASFF (Rapid Alert System Feed and Food), da União Europeia, alertando para a "presença de hepatite A em morangos de Marrocos", detetados num ponto de entrada de Espanha.
Segundo a AVA-ASAJA, em comunicado, trata-se de um assunto "sério", porque foi superado o "nível máximo permitido".
Tal "pressupõe um perigo para a saúde pública". A presença de hepatite A nestes morangos pode "ter aparecido por regar as explorações com águas fecais".
A AVA-ASAJA enviou uma carta ao ministro da Agricultura espanhol, Luis Planas, para pedir que "de maneira urgente peça explicações ao governo de Marrocos e concretize que medidas pensa aplicar para evitar que este tipo de situações voltem a acontecer".
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "a hepatite A é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite A (HAV), que se espalha principalmente quando uma pessoa não infetada (e não vacinada) ingere alimentos ou água contaminados pelas fezes de um pessoa infetada".
Leia Também: Câmara de Oeiras disponibiliza rastreios para VIH e hepatites virais