Os Estados Unidos estão a preparar um novo pacote de ajuda militar para enviar à Ucrânia, disseram duas fontes norte-americanas à agência de notícias Reuters.
O pacote poderá chegar a valer 400 milhões de dólares (cerca de 366 milhões de euros).
Uma das fontes disse à Reuters que parte do financiamento para este novo pacote de apoio virá de créditos reembolsados ao Pentágono por compras recentes.
Líderes da inteligência dos EUA pressionaram urgentemente os membros da Câmara dos Representantes na terça-feira a aprovar ajuda militar adicional à Ucrânia, argumentando que tal impulsionaria Kyiv na sua luta contra a invasão russa e dizendo que tal também desencorajaria uma eventual agressão chinesa.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, na segunda-feira, que a situação na linha da frente é a melhor dos últimos três meses, referindo que as tropas de Moscovo não avançam desde a sua captura de Avdiivka.
Face aos desenvolvimentos militares e otimismo de Moscovo, os parceiros da Ucrânia têm intensificado a ajuda militar à Ucrânia, incluindo uma iniciativa internacional liderada pela República Checa de reunir 800 mil projetéis através de aquisições conjuntas, quando o Congresso norte-americano mantém bloqueado um pacote de apoio de mais de 50 mil milhões de euros, devido à oposição da ala radical republicana em ano eleitoral nos Estados Unidos.
Leia Também: Voluntários russos pró-Kyiv reivindicam controlo de aldeia na Rússia