O piloto de um voo da Latam Airlines - investigado por um incidente que deixou 50 feridos - terá dito aos passageiros que perdeu temporariamente o controlo do Boeing 787 devido a um mau funcionamento de um instrumento, avança o The Independent.
Na segunda-feira, um voo da companhia que saiu da Austrália para a Nova Zelândia, caiu abruptamente no ar após o que foi descrito como um "evento técnico". O incidente atirou alguns passageiros para fora dos seus assentos, com muitos a sofrerem ferimentos como consequência.
Uma investigação sobre o incidente foi iniciada pela Autoridade Aeronáutica Chilena, uma vez que a aeronave envolvida foi registrada no Chile.
Brian Jokat, um dos 263 passageiros e nove tripulantes do voo, disse que estava a dormir antes do incidente acontecer e acordou com pessoas no chão. “Quando abri os olhos havia vários indivíduos no topo do avião. Ficaram presos no telhado e caíram no chão. E então percebi que não estava num filme, isso é real”, disse Jokat à CNN Internacional.
Após a aterragem no aeroporto de Auckland, o passageiro disse que o piloto explicou que "perdeu o controlo do avião".
Os feridos, um com prognóstico grave e os outros com ferimentos moderados e ligeiros, foram tratados após a aterragem no aeroporto da cidade neozelandesa de Auckland.
"O voo LA800, que fazia a ligação entre Sydney [Austrália] e Auckland, teve um problema técnico durante o voo que causou um forte movimento (...). Como resultado do incidente, alguns passageiros e tripulantes de cabine foram afetados", indicou a companhia Latam em comunicado.
Embora a companhia aérea não tenha fornecido detalhes sobre a falha técnica, vários passageiros relataram uma "pequena queda rápida".
O Serviço de Emergência Hato Hone St. John da Nova Zelândia disse à agência espanhola EFE em comunicado que o seu pessoal avaliou e tratou um total de 50 pessoas, das quais uma se encontra em estado "grave" e as restantes em estado "moderado" ou "ligeiro".
Do total de feridos, 13 pacientes foram levados para um hospital de Auckland, acrescentou o porta-voz do Serviço de Emergência Hato Hone St. John.
O voo LA800 fazia a rota entre Sydney e Santiago, no Chile, com uma escala em Auckland. Levava 263 passageiros e nove tripulantes.
Nas redes sociais, começou a circular um vídeo, que mostra vários passageiros já sentados, enquanto outros são assistidos. Pode vê-lo aqui.
Leia Também: Aluno de pilotagem tenta invadir cabine durante voo da Alaska Airlines