Familiares de 81 reféns pedem ajuda a Biden por frustração com Netanyahu

Cerca de 600 familiares de 81 reféns que continuam detidos na Faixa de Gaza assinaram uma carta dirigida ao Presidente dos EUA, Joe Biden, expressando frustração pela forma como Benjamin Netanyahu tem conduzido as negociações de libertação destes reféns.

Notícia

© CHRISTOPHE ENA/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
23/03/2024 12:25 ‧ 23/03/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

Na missiva, as famílias pedem a Joe Biden que pressione o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para que feche um acordo de tréguas com o grupo islamita Hamas, que permita a libertação dos 130 reféns que permanecem em cativeiro.

"Dirigimo-nos a si porque estamos cada vez mais frustrados e preocupados com a falta de comunicação e compromisso do primeiro-ministro israelita e do gabinete de guerra com a causa da libertação dos reféns", afirmam os familiares na carta, enviada na sexta-feira e hoje tornada pública.

A missiva, que foi coordenada pelo Fórum de Familiares de Reféns e Desaparecidos, surge no meio de negociações para um acordo em Doha, onde o chefe da Mossad, David Barnea, chegou na sexta-feira para se encontrar com o diretor da CIA, William Burns, o primeiro-ministro do Qatar, Mohamed bin Abdulrahman Al Thani, e o chefe dos serviços secretos do Egito, Abbas Kamel, para discutir uma possível trégua e um acordo de libertação de reféns.

As negociações de tréguas centram-se numa proposta de acordo para um cessar-fogo de seis semanas, uma maior entrada de ajuda em Gaza e a libertação inicial de 40 mulheres, idosos e reféns feridos, em troca de 400 presos palestinianos.

"Encorajamo-lo a utilizar os meios à sua disposição para pressionar e convencer todas as partes, incluindo o primeiro-ministro israelita, a aceitar qualquer acordo que considere razoável", escrevem as famílias.

Leia Também: Exército israelita assegura ter matado 170 alegados combatentes em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas