A Marinha da Colômbia apreendeu, na terça-feira, 26 de março, 3,3 toneladas de cocaína após interceptar uma lancha, perto da ilha de San Andrés, avança o jornal El Tiempo.
Nas redes sociais, as autoridades divulgaram o vídeo da perseguição e apreensão. As imagens são impressionantes e mostram a dimensão da carga ilegal, que a Marinha colombiana estima ter um valor de mercado de 113 milhões de dólares, mais de 104 milhões de euros.
Cinco pessoas que faziam parte da tripulação acabaram detidas. Três são colombianos, um hondurenho e um venezuelano.
Recorde-se que esta semana as autoridades colombianas já tinham apreendido 1,7 toneladas de cocaína, escondida em abacates, que tinha como destino Setúbal, em Portugal.
De acordo com o jornal francês La Presse, a Colômbia alterou a sua política antinarcóticos recentemente. Neste momento, as autoridades tentam 'apanhar' traficantes de alto nível, deixando de lado os pequenos produtores de cocaína. O governo de Bogotá também está a incentivar culturas substitutas para os agricultores que cultivavam este tipo de produto, proporcionando-lhes uma alternativa legal e lucrativa.
3.355 kilogramos de cocaína, avaluados en 113 millones de dólares, fueron incautados en el caribe colombiano por unidades de nuestra @ArmadaColombia, @FuerzaAereaCol y @jiatfs, atacando con #ContundenciaOperacional el crimen transnacional en mares, ríos, costas y zonas insulares. pic.twitter.com/lQBdWPlMS4
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) March 26, 2024
Leia Também: Apreendida cocaína escondida em abacates na Colômbia. Destino? Setúbal