Sabia que, na Argentina, é tradição comer gnocchi (e colocar dinheiro por baixo do prato) no dia 29 de cada mês?
A tradição remonta, segundo a Cadena SER, ao século VIII, em Itália, e terá chegado à Argentina pela mão dos emigrantes italianos, a partir do século XIX.
São Pantaleão, médico e mártir dos doentes, peregrinava pelo norte do país italiano quando, a 29 de dezembro, bateu à porta de uma família de camponeses pobres para pedir pão. Os mesmos tê-lo-ão convidado para partilhar os sete gnocchi (massa feita à base de batata) que lhes sobravam.
Agradecido, Pantaleão prometeu-lhes que os próximos tempos seriam de prosperidade. Quando saiu da casa, os camponeses encontraram várias moedas de ouro por baixo do prato.
A forte emigração italiana para a Argentina levou consigo a tradição para o país sul-americano. Tal foi a integração desta tradição que a palavra - em espanhol, 'ñoqui' - ganhou um novo significado: é utilizada coloquialmente para referir-se a pessoas que cobram dinheiro alegadamente sem trabalhar.
O próprio presidente argentino, Javier Milei, usou a expressão na sua campanha eleitoral: prometeu eliminar os "'ñoquis' do estado".
Vários restaurantes de Buenos Aires especializam-se neste prato italiano à base de batata, destacando a Cadena SER os espaços La Alacena e La Locanda.
Também se estima que a tradição poderá ter-se popularizado em lares mais pobres da Argentina, onde, chegados os últimos dias do mês, era necessário recorrer a matéria prima mais barata - neste caso, batata - para poder alimentar-se a baixo custo.
Leia Também: Milhares de argentinos lembram vítimas da ditatura e criticam Milei