Os dois navios, "Cherkasy" e "Chernihiv", pertenciam à Marinha britânica (Royal Navy) e foram entregues recentemente à Ucrânia, segundo a agência espanhola EFE.
O Ministério da Defesa britânico considerou que a chegada dos dois navios marca um passo significativo no trabalho do Reino Unido para apoiar a modernização da Marinha ucraniana.
Os dois navios e tripulações vão participar nos primeiros exercícios operacionais desde que foi concluída a transferência dos caça-minas para a Marinha ucraniana.
"O Reino Unido está a liderar o caminho para ajudar a Ucrânia a modernizar a sua Marinha", afirmou o ministro da Defesa britânico, Grant Shapps, citado no comunicado.
Shapps disse que a transferência dos navios e a formação ministrada pela Royal Navy terão um impacto real a longo prazo na capacidade da Ucrânia para defender as águas ucranianas.
O ministro prometeu que o Reino Unido continuará a apoiar a Ucrânia para se defender da ofensiva russa, iniciada com a invasão de 24 de fevereiro de 2022.
Referiu também que as forças ucranianas estão "a desferir golpes importantes contra a Frota do Mar Negro do Presidente russo Vladimir Putin".
"Ao fazê-lo, estão a garantir corredores vitais para a exportação de cereais e outros materiais, apoiando a sua economia face ao bombardeamento bárbaro da Rússia", acrescentou.
Leia Também: Ucrânia ordena retirada de 182 crianças da região de Kharkhov