Navio ucranianos chegam a Inglaterra para exercícios

Dois navios caça-minas ucranianos chegaram a Portsmouth, no sudoeste de Inglaterra, para participar numa série de exercícios multinacionais, informou hoje o Ministério da Defesa do Reino Unido num comunicado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/04/2024 12:08 ‧ 12/04/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia

 

Os dois navios, "Cherkasy" e "Chernihiv", pertenciam à Marinha britânica (Royal Navy) e foram entregues recentemente à Ucrânia, segundo a agência espanhola EFE.

O Ministério da Defesa britânico considerou que a chegada dos dois navios marca um passo significativo no trabalho do Reino Unido para apoiar a modernização da Marinha ucraniana.

Os dois navios e tripulações vão participar nos primeiros exercícios operacionais desde que foi concluída a transferência dos caça-minas para a Marinha ucraniana.

"O Reino Unido está a liderar o caminho para ajudar a Ucrânia a modernizar a sua Marinha", afirmou o ministro da Defesa britânico, Grant Shapps, citado no comunicado.

Shapps disse que a transferência dos navios e a formação ministrada pela Royal Navy terão um impacto real a longo prazo na capacidade da Ucrânia para defender as águas ucranianas.

O ministro prometeu que o Reino Unido continuará a apoiar a Ucrânia para se defender da ofensiva russa, iniciada com a invasão de 24 de fevereiro de 2022.

Referiu também que as forças ucranianas estão "a desferir golpes importantes contra a Frota do Mar Negro do Presidente russo Vladimir Putin".

"Ao fazê-lo, estão a garantir corredores vitais para a exportação de cereais e outros materiais, apoiando a sua economia face ao bombardeamento bárbaro da Rússia", acrescentou.

Leia Também: Ucrânia ordena retirada de 182 crianças da região de Kharkhov

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas