O Irão iniciou, durante a noite de sábado, um ataque contra Israel. Segundo o porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari, foram lançados "dezenas de drones" em direção ao país. Já a Guarda Revolucionária do Irão adiantou que também lançou mísseis.
"Há pouco tempo, o Irão lançou veículos aéreos não tripulados a partir do seu território em direção ao território do Estado de Israel", anunciaram as Forças de Defesa de Israel, citadas pelo The Times of Israel.
O exército israelita garantiu que o "dispositivo de defesa está em alerta máximo" e que "está a monitorizar todos os alvos".
Já Daniel Hagari afirmou que "Israel está "bem preparado" para o ataque". "Preparámo-nos antecipadamente para diversos cenários. Para intercetar estes lançamentos, temos os círculos de proteção da marinha e da força aérea em várias camadas", acrescentou, citado pela Sky News.
לפני זמן קצר איראן שיגרה כלי טיס בלתי מאויישים משטחה לעבר שטח מדינת ישראל.
— דובר צה״ל דניאל הגרי - Daniel Hagari (@IDFSpokesperson) April 13, 2024
צה"ל נמצא בכוננות גבוהה ומגבש תמונת מצב בכל עת. מערך ההגנה האווירית נמצא בכוננות גבוהה במקביל למטוסי חיל האוויר וספינות חיל הים שנמצאים במשימת הגנה על שמי המדינה.
צה"ל במעקב אחר כלל המטרות.
אנו מבקשים…
De acordo com o responsável, os 'drones' demorarão "várias horas" até chegar ao país. "Vamos tentar impedi-los de chegar ao território israelita, é essa a nossa missão", afirma.
Já de acordo com a imprensa israelita, está previsto que os drones atinjam Israel pelas 2h00 locais (00h00 em Lisboa).
"Se entrarem no espaço aéreo israelita, ouvir-se-ão sirenes e alarmes onde quer que essas ameaças entrem e nós interceptá-las-emos", acrescentou Hagari.
Em comunicado, a Guarda Revolucionária do Irão afirmou que também lançou mísseis contra o país, que irão visar locais específicos.
"Em resposta aos numerosos crimes cometidos pelo regime sionista, incluindo o ataque à secção consular da embaixada da República Islâmica do Irão em Damasco e o martírio de um grupo de comandantes militares e conselheiros do nosso país na Síria, a força aérea da Força Aeroespacial do Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica disparou dezenas de mísseis e drones contra alvos específicos dentro dos territórios ocupados", disse a televisão estatal citando o departamento de relações públicas dos Guardas.
Sublinhe-se que as tensões entre os dois países subiu nas últimas semanas, depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.
Leia Também: Jordânia encerra espaço aéreo perante ameaça de ataque do Irão a Israel