Ataque com drones? Lituânia envia protesto à Bielorrússia após acusação

As autoridades da Lituânia convocaram hoje o encarregado de negócios da Bielorrússia no país, Yaroslav Jmil, para lhe entregar uma nota de protesto contra as acusações de Minsk sobre alegados ataques com 'drones' de Vilnius a território bielorrusso.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/04/2024 19:33 ‧ 26/04/2024 por Lusa

Mundo

Lituânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano entregou a nota de protesto a Jmil, após as declarações emitidas pelo diretor da Agência de Segurança da Bielorrússia (KGB), Ivan Tertel, que afirmou na quinta-feira que as forças de segurança conseguiram recentemente frustrar uma série de ataques com 'drones' (aeronaves não-tripuladas) de combate lançados do território da Lituânia contra infraestruturas em Minsk e nos arredores da capital bielorrussa.

O Exército lituano indicou, contudo, tratar-se de "informações falsas", que "não têm nada que ver com a realidade", e instou o Governo bielorrusso a desmentir "de imediato este tipo de desinformação".

Por seu lado, as autoridades bielorrussas asseguraram que continuam a trabalhar para analisar a situação e fornecer mais pormenores sobre este tipo de ataques.

Leia Também: EUA sancionam entidades que ajudam Bielorrússia a escapar a sanções

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas