Uma granada da Segunda Guerra Mundial foi encontrada, durante a tarde de sábado, num trilho de caminhada em Metzeral, no departamento de Alto Reno, em França.
Segundo a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), o alerta foi dado por dois caminhantes, que viram fumo e julgaram tratar-se de uma fogueira. Após não conseguirem apagar o alegado fogo, alertaram as autoridades, que se deslocaram rapidamente ao local.
Foi criado um perímetro de segurança para detonar a granada, que "poderia muito bem ter explodido", de acordo com Eric Schnell, engenheiro do centro de desminagem de Colmar, que esteve no local.
"Provocaria um risco que não era necessariamente fatal, mas sim ferimentos graves a qualquer pessoa próxima", explicou, acrescentando que a granada começou a deitar fumo ao entrar em contacto com o ar por causa da ferrugem.
Segundo o responsável, se a granada tivesse explodido, ter-se-ia formado uma bola de fogo com cerca de vinte metros de diâmetros, lançando "pequenos resíduos de pasta" que "queimam e aderem à pele".
Leia Também: Leva granadas que tinha na garagem até esquadra nos EUA. "Estavam ativas"