A ilha Pine Key, um paraíso desabitado de quatro hectares em Tampa Bay, Florida, Estados Unidos, anteriormente conhecido como Beer Can Island, está à venda por 14,2 milhões dólares (cerca de 13 milhões de euros).
No entanto, a ilha nem sempre foi um paraíso. Um grupo de quatro amigos - Cole Weaver, James Wester, Russell Loomis e John Gadd - comprou a ilha por cerca de 64 mil dólares (cerca de 60 mil euros) em 2017, quando esta começou a ficar conhecida, noticia a FOX 13 Tampa Bay.
Os proprietários descrevem o terreno baldio, agora avaliado em cerca de 13 milhões de euros, que remonta à década de 1940, como um "refúgio extraordinário" que engloba "aproximadamente quatro hectares de pitorescas terras altas cobertas de pinheiros, juntamente com aproximadamente 24 hectares de zona balnear".
Segundo Loomis, quando o grupo de amigos comprou a ilha, tinha a visão de criar "um parque com comodidades para adultos". Depois de a transformarem, os proprietários deram acesso à ilha a pessoas que quisessem usufruir das atividades que dispunham. Para haver uma seleção, os interessados compravam uma assinatura e tinham acesso a um bar, um campo de voleibol de areia e um enorme escorrega insuflável.
O espaço também chegou a ser palco de festivais, casamentos e concertos.
“Trouxemos algo divertido e agradável para Tampa Bay, e acho que é hora de fecharmos o capítulo e seguir em frente”, disse Weaver à estação de notícias, revelando ainda que embora o oásis tenha atraído turistas, também trouxe problemas.
Um comissário do condado de Hillsborough chegou a manifestar preocupação com o acesso dos socorristas em caso de evacuações de emergência a partir da ilha e o próprio condado tem pressionado para que se torne uma reserva natural privada, em vez de um local privado para festas.
De acordo com Weaver, o futuro novo proprietário pode ficar com a ilha para uso pessoal e construir uma casa, ou para uso empresarial. "Esta oportunidade é extremamente rara, uma vez que Pine Key é uma das únicas ilhas de propriedade privada em Tampa Bay", acrescentou.
"Estamos gratos pelo grande apoio que recebemos da comunidade e dos nossos membros ao longo dos anos, mas todas as coisas boas têm de acabar a dada altura e, para nós, essa altura é agora", rematou.
Leia Também: Pentágono partilha vídeo de novo (e assustador) tanque autónomo