Rússia nega acusação dos EUA sobre uso de armas químicas

A Rússia rejeitou hoje acusações dos Estados Unidos de que teria utilizado um agente químico contra as forças ucranianas, em violação da Convenção sobre as Armas Químicas (CWC, na sigla em inglês).

Notícia

© Reuters

Lusa
02/05/2024 11:32 ‧ 02/05/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Como sempre, estas acusações parecem ser totalmente infundadas e não são apoiadas por nada", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin (presidência russa), Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP.

Peskov afirmou que Moscovo está a cumprir as "obrigações ao abrigo do direito internacional" no domínio das armas químicas.

A denúncia da alegada utilização de armas químicas pelas tropas russas surgiu na quarta-feira, quando o Departamento de Estado norte-americano divulgou um novo pacote de sanções contra Moscovo.

Segundo o Departamento de Estado, Moscovo alegadamente utilizou cloropicrina contra as tropas ucranianas, pelo que impôs sanções às forças de defesa radiológica, química e biológica das Forças Armadas russas.

As sanções abrangem também o Instituto de Investigação de Acústica Aplicada e o 48.º Instituto Central de Investigação do Ministério da Defesa da Federação Russa.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, desencadeando uma guerra com um balanço de baixas civis e militares ainda por determinar e a destruição de muitas infraestruturas ucranianas.

Leia Também: "Legado vergonhoso". Rússia terá executado ucranianos que se renderam

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas