Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

ONU destaca cobertura dos 'media' somalis sobre desafios climáticos

As Nações Unidas na Somália destacaram hoje, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o "importante trabalho que os jornalistas somalis realizam ao informar sobre os desafios climáticos enfrentados pelo seu país".

ONU destaca cobertura dos 'media' somalis sobre desafios climáticos
Notícias ao Minuto

15:59 - 03/05/24 por Lusa

Mundo ONU

A Somália está na linha da frente das alterações climáticas, com a crise climática que afeta a vida de milhões de somalis, especialmente os mais vulneráveis”, contextualizou.

Segundo a representante especial do secretário-geral da ONU para a Somália, Catriona Laing, citada no comunicado, "é preciso fazer muito mais para aumentar a sensibilização para todos os aspectos da crise ambiental e o jornalismo é indispensável para esse efeito".

Para que a Somália atinja os objetivos de estabilidade e desenvolvimento sustentável, é necessário que os jornalistas informem de forma precisa, atempada e abrangente sobre as questões ambientais e as suas consequências, bem como sobre as soluções possíveis, acrescentou.

Na Somália, as Nações Unidas apoiam a sociedade civil para empenhar-se na relação entre os direitos humanos e as alterações climáticas, o que inclui a compreensão da forma como os choques induzidos pelo clima se cruzam com os direitos humanos fundamentais, como o direito à vida, à saúde e de acesso a alimentos e água potável, refere-se no comunicado.

Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993, o tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa deste ano é "Uma Imprensa para o Planeta: O jornalismo face à crise ambiental" e é dedicado à importância do jornalismo e da liberdade de expressão no contexto da atual crise ambiental global, indicou.

O objetivo é realçar o papel significativo que a imprensa, o jornalismo, o acesso e a divulgação da informação contribuem para a garantia de um futuro sustentável, concluiu.

Leia Também: Geórgia. ONU exorta autoridades a retirar lei sobre agentes estrangeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório