Zelensky na lista dos procurados? "Desespero do Estado russo"

A diplomacia da Ucrânia reagiu à inclusão hoje do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na lista de procurados do Ministério do Interior da Rússia, dizendo que se trata de uma prova do "desespero" de Moscovo.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/05/2024 17:38 ‧ 04/05/2024 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, "as informações russas sobre a alegada inclusão do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na lista de pessoas procuradas pelo Ministério do Interior russo demonstram o desespero do Estado russo e da máquina de propaganda, que não sabe o que mais inventar para chamar a atenção".

"Gostaríamos de lembrar a todos que, ao contrário dos anúncios inúteis da Rússia, o mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional contra o ditador russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra é real e executório em 123 países", acrescenta o comunicado.

Segundo a agência noticiosa oficial russa TASS, Zelensky é procurado "ao abrigo de um artigo não especificado do Código Penal da Federação Russa".

De acordo com a base de dados do ministério, Zelenski, nascido em 1978 na cidade de Krivoi Rog, na região ucraniana de Dnipro, faz parte de uma lista que já inclui outros nomes como o chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional de Kyiv, Alexander Litvinenk, adicionado na sexta-feira.

A inclusão de altos funcionários ucranianos na lista segue uma tendência que as autoridades russas têm vindo a seguir desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Leia Também: Rússia coloca Zelensky na lista de procurados pela justiça

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas