EUA repatriam 11 cidadãos de campos ligados ao Estado Islâmico na Síria

Cidadãos estavam em campos para familiares de militantes do Estado Islâmico na Síria.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/05/2024 15:42 ‧ 07/05/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Síria

Os Estados Unidos repatriaram 11 cidadãos que estavam em campos no nordeste da Síria, onde se encontram dezenas de milhares de familiares de alegados militantes do Estado Islâmico (EI).

A informação foi avançada pelo Departamento de Estado dos EUA e citada pela agência Associated Press (AP), nesta terça-feira.

Trata-se, diz a AP, do maior esforço de repatriamento dos EUA, relativamente a estes acampamentos, até ao momento. Cinco dos 11 cidadãos repatriados são crianças e a eles juntou-se uma outra criança de 9 anos, que não é cidadã norte-americana, mas que é irmã de um dos cidadãos repatriados.

Na mesma operação, Washington facilitou o repatriamento de outros 11 membros deste acampamento, oito dos quais são crianças, que foram enviadas para o Canadá, Países Baixos e Finlândia.

Estes acampamentos, explica a AP, são geridos por autoridades afiliadas às Forças Democráticas Sírias, que, por sua vez, são apoiadas por Washington.

"A única solução duradoura para a crise humanitária e de segurança" nas instalações "é os países repatriarem, reabilitarem, reintegrarem e, quando apropriado, garantirem a responsabilização por irregularidades", disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em comunicado.

Leia Também: Síria. Quinze combatentes mortos em ataques do grupo Estado Islâmico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas