Kennedy Jr. candidato nos EUA mas e historial? "Verme que comeu cérebro"

Robert F. Kennedy Jr. tem menos sete anos do Donald Trump e menos 11 do que Joe Biden, mas, ainda assim, parece não escapar a uma vistoria no que diz respeito à idade. Com 70 anos, o candidato independente é 'colocado em causa' por causa da sua perda de memória. Questionada sobre a situação, a assessoria da campanha considera esta uma questão "hilariante", dada a "competição".

Notícia

© Mario Tama/Getty Images

Notícias ao Minuto
08/05/2024 18:03 ‧ 08/05/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

A poucos meses das eleições presidenciais norte-americanas e numa altura em que a idade dos candidatos – e a sua capacidade para governar – começa a ser colocada em causa, junta-se à dupla ‘Trump vs. Biden’, os alegados problemas médicos de Robert F. Kennedy Jr, candidato independente.

Esta quarta-feira, o New York Times escreve que o candidato se recusou a mostrar o seu historial médico, mas contou aos jornalistas que teve uma situação um tanto ou quanto incomum.

Em causa estão episódios de "perda de memória e confusão mental" que levaram a que um amigo deste candidato, que é sobrinho de John F. Kennedy, fizesse com que este fosse ao médico. A altura era 2010 e, de acordo com o que explica num testemunho dois anos mais tarde, na altura do seu divórcio, estes problemas eram sérios: "Tenho problemas cognitivos, claramente. Tenho perda de memória a curto prazo e tenho perda de memória a longo prazo", lê-se na nota a que a publicação norte-americana teve acesso.

Na entrevista ao New York Times, Kennedy disse que tinha recuperado desses problemas, tendo mesmo contado a sua visita ao médico na altura. Segundo o que explica, os médicos acharam que era um tumor, e que este tinha um ponto preto no cérebro. De acordo com o que o sobrinho de um dos mais emblemáticos presidentes norte-americanos – e também filho de Robert F. Kennedy, ex-procurador geral dos EUA – contou em 2012 em causa não estava um tumor, mas "um verme  que estava alojado junto ao cérebro, comeu uma parte deste e depois morreu".

A imprensa norte-americana questionou uma das porta-vozes da campanha presidencial acerca de qualquer problema na saúde que pudesse comprometer a sua posição como eventual presidente. "Que sugestão hilariante, dada a competição", respondeu Stefanie Spear. Recorde-se que enquanto Joe Biden tem 81 anos, Donald Trump tem 77. Robert F. Kennedy Jr tem 70 anos.

O Times ouviu um especialista sobre o assunto, Clinton White, que referiu que era pouco provável que um parasita, que pode ir parar ‘a qualquer lado’, comesse parte do cérebro. Segundo o médico, parasitas podem alojar-se durante muito tempo e as dores de cabeça e convulsões aparecem quando estes começam a morrer. 

Um outro especialista defendeu que poderia ser possível o parasita causar perda de memória, mas que este sintoma poderia estar mesmo associado a um outro problema de saúde que o agora candidato disse na altura ter: intoxicação por mercúrio.

Segundo contou ao Times, na altura, os níveis de mercúrio dele estavam dez vezes acima do que é considerado seguro – esta alteração foi justificada pelo candidato porque estaria numa dieta em que comia muito atum e perca, peixes com elevada concentração de mercúrio.

Mas, com legado 'Kennedy', quem é candidato?

O candidato independente à presidência dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., defende que as medidas de proteção do ambiente são boas para a economia e que a oposição entre as duas é falsa. 

A sua visão, no caso de chegar à Casa Branca, é garantir que os recursos ambientais se mantêm no domínio público e não possam ser monopolizados por corporações privadas. 

Um dos motes da campanha é renovar a ligação à natureza e abandonar o que chamam de fundamentalismo do carbono, em que o foco das medidas ambientais é a redução das emissões.

O candidato tem conseguido cerca de 10% das intenções de voto nas sondagens nacionais, sendo considerado um 'spoiler' para Biden e para Trump - tanto apela aos progressistas que dão prioridade à crise climática como aos conservadores que rejeitaram as vacinas contra a Covid-19. 

Leia Também: Robert F. Kennedy Jr. diz que medidas ambientais são boas para a economia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas