Polícia usa gás lacrimogéneo para expulsar manifestantes no Arizona

A polícia norte-americana lançou gás lacrimogéneo no início de uma operação que esvaziou o acampamento de manifestantes pró-Palestina na Universidade do Arizona, na cidade de Tucson.

Notícia

© Getty Images

Lusa
10/05/2024 13:25 ‧ 10/05/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

A operação começou por volta das 00h10, horário local (08h10 em Lisboa), com a remoção das barricadas instaladas nas horas antes pelos membros do acampamento.

Após a remoção dessa estrutura, o reitor da Universidade, Robert Robbins, autorizou a intervenção da polícia que já havia sido deslocada para o 'campus'.

"A estrutura, feita de tábuas de madeira e entulho, foi erguida na propriedade do campus por volta das 17h00 de quinta-feira", explicou a universidade em comunicado publicado no seu portal na internet.

Essa barricada, argumentou a universidade, contrariava a política de utilização das instalações universitárias e os participantes no protesto "ignoraram os avisos emitidos para encerrar o acampamento e dispersar".

Portanto, o reitor Robbins iniciou "uma abordagem de tolerância zero para defender a sua política de utilização das instalações, com o objetivo de proteger o centro, os seus estudantes e os eventos programados".

Após notificarem os manifestantes através de um sistema de som, as forças de segurança dispararam gás lacrimogéneo contra os manifestantes presentes, segundo o jornal local Arizona Daily Star, acrescentando que não há registo de feridos até ao momento.

A Universidade também informou que os participantes no acampamento responderam a atirar pedras e garrafas de água contra os agentes e funcionários da universidade e a fazer furos nos pneus dos veículos da polícia.

Leia Também: Polícia chamada para acabar com protesto na ULisboa por "segurança"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas