Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Kyiv reclama neutralização de ataques russos na frente de Kharkov

As tropas ucranianas na região fronteiriça de Kharkov reclamam ter repelido "todos os ataques russos" nas últimas horas em três localidades da zona e "controlam" a situação no interior do município de Vovchansk.

Kyiv reclama neutralização de ataques russos na frente de Kharkov
Notícias ao Minuto

09:28 - 17/05/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Na região de Kharkov ocorreram 10 batalhas. Os nossos soldados repeliram todos os ataques russos nas localidades de Lippi, Staritsia e Vovchansk", afirmou Oleg Siniegubov, chefe da Administração Militar da região de Kharkov, nordeste da Ucrânia, junto da fronteira com a Rússia.

Siniegubov, através das redes sociais, acrescentou que as forças russas ainda estão a tentar romper as defesas ucranianas em direção a Vovchansk.

Mesmo assim referiu que a situação dentro da cidade - que tem assistido a combates no extremo norte nos últimos dias - está sob "controlo" das forças da Ucrânia.

Num discurso ao país na quinta-feira à noite, o Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, disse que as tropas da Ucrânia estão a lançar contra-ataques em várias áreas da frente de Kharkov.

Zelensky falou também da intensificação dos combates em outras zonas da linha de contacto, como Pokrovsk e Kramatorsk, ambas na região oriental de Donetsk, onde a Rússia continua a avançar depois de ter aberto a nova frente em Kharkov, na sexta-feira passada.

O chefe de Estado ucraniano avisou repetidamente que os russos abriram esta nova frente para forçar as tropas ucranianas a dispersarem-se e a negligenciarem outras frentes.

Leia Também: Forças ucranianas recuperam cidade mas nova frente persiste em Kharkov

Recomendados para si

;
Campo obrigatório