Russos intercetam mais de 100 drones. Mãe e filho morreram

Ataque gerou um incêndio numa refinaria.

Notícia

© REUTERS

Notícias ao Minuto com Lusa
17/05/2024 11:19 ‧ 17/05/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

As forças ucranianas lançaram vários ataques com drones na Crimeia e no sul da Rússia, entre quinta-feira e esta sexta-feira, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

Daí resultou a morte de uma mulher e o seu filho de quatro anos, na noite de quinta-feira, após um drone ucraniano ter atingido o veículo onde seguiam, em Oktiabrski, segundo disse o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov.

O ministério russo da Defesa, por sua vez, revelou que foram abatidos 51 drones ucranianos sobre a Crimeia, outros 44 sobre a região de Krasnodar e seis sobre a região de Belgorod. Aviões de guerra e barcos de patrulha russos também destruíram seis drones navais no Mar Negro.

Os ataques causaram ainda cortes energéticos na cidade de Sebastopol, na Crimeia. O governador dessa cidade, aliás, disse que a central energética local foi atingida por fragmentos de drones, esperando-se que eletricidade demore até um dia a ser restaurada.

"Os serviços comunitários estão a fazer o seu melhor para restaurar o sistema energético assim que possível", afirmou Mikhail Razvozhayev, em comunicado, anunciando o encerramento temporário de escolas e infantários em Sebastopol, devido a estes cortes de energia.

Outros ataques ucranianos danificaram aeronaves e uma instalação de armazenamento de combustível na base aérea de Belbek, perto de Sebastopol, de acordo com imagens de satélite divulgadas pela Maxar Technologies e citadas pela AP.

Na região de Krasnodar, no sudoeste da Rússia, um ataque de drone na manhã de sexta-feira causou um incêndio numa refinaria de petróleo em Tuapse. As chamas foram depois controladas e não se registaram vítimas. Vários meios de comunicação russos transmitiram vídeos, ainda não verificados, que alegadamente mostram este ataque.

Os drones ucranianos também atacaram também Novorossiysk, um importante porto do Mar Negro. Fragmentos de drones abatidos causaram alguns incêndios, mas não se registaram vítimas, disse o governador da região de Krasnodar, Veniamin Kondratyev.

O meio de comunicação russo Astra, citando fontes anónimas, afirmou que o ataque poderia ter afetado dois depósitos de petróleo em Novorossiisk e dois terminais na área portuária.

O exército russo afirma regularmente repelir ataques de 'drones' ucranianos, mas raramente afirma ter abatido tantos.

A Ucrânia ainda não comentou o ataque. Nos últimos meses, Kyiv tem reivindicado regularmente ataques contra instalações industriais e energéticas na Rússia.

Estes ataques com 'drones' acontecem quando as forças russas lançam uma ofensiva na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, em particular para impedir ataques contra o território da região russa de Belgorod.

[Notícia atualizada às 11h24]

Leia Também: Zelensky alerta que ataques russos ameaçam segurança energética da Europa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas