Irão. Corpos de vítimas de acidente seguirão para Mashhad na 3.ª-feira

Uma procissão acompanhará os corpos das vítimas desde a Praça dos Mártires de Tabriz até ao aeroporto da cidade, antes de seguirem para Mashhad.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
20/05/2024 14:11 ‧ 20/05/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Irão

Os corpos das vítimas do helicóptero iraniano que caiu no domingo serão levados de Tabriz para a cidade de Mashhad, no nordeste do Irão, na terça-feira. O acidente vitimou o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Hossein Amir-Abdollahian, além de outras sete pessoas.

Está programada uma grande cerimónia pública às 16h00 (hora local, 13h30 em Lisboa) desta segunda-feira, em Tabriz, de acordo com a CNN, que cita meios iranianos.

Já pelas 9h00 de terça-feira (06h30 em Lisboa), uma procissão acompanhará os corpos das vítimas desde a Praça dos Mártires de Tabriz até ao aeroporto da cidade, antes de seguirem para Mashhad, onde Raisi nasceu.

Após a notícia da morte do presidente iraniano, o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe de Estado interino e decretou cinco dias de luto.

Antes, o governo iraniano confirmou a morte de Raisi, tendo ressalvado que o desastre não causará "qualquer perturbação na administração" do Irão.

Mais de dois mil socorristas e trabalhadores humanitários participaram na operação de busca e resgate do helicóptero acidentado, tendo recuperado os restos mortais das nove vítimas esta manhã de segunda-feira, de acordo com o Crescente Vermelho.

A aeronave despenhou-se na zona de Kalibar, quando a comitiva regressava da zona de fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi inaugurou uma barragem na presença do homólogo azeri, Ilham Aliyev.

Leia Também: Mais de 2 mil pessoas participaram nas buscas pelo helicóptero iraniano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas