Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

"Pestanas falsas". Taylor Greene insulta no Congresso, AOC não perdoa

O alvo foi Jasmine Crockett, a democrata do Texas que a enfrenta frequentemente no Congresso, durante uma sessão do Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

"Pestanas falsas". Taylor Greene insulta no Congresso, AOC não perdoa
Notícias ao Minuto

14:43 - 20/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

A sessão de votação de três horas de quinta-feira à noite do Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos foi palco de gritaria e caos, onde se ouviram insultos até sobre "pestanas falsas".

Ao que noticia o The New Yok Times, os membros desta comissão liderado pelos republicanos reuniram-se depois das 20 horas numa sala de audiências do Capitólio, prontos para uma luta - alguns membros da audiência terão mesmo trazido bebidas alcoólicas para apreciar o espetáculo. 

A hora tardia deveu-se ao facto de muitos republicanos terem viajado para Manhattan para mostrar o seu apoio ao antigo presidente norte-americano Donald Trump no tribunal onde está a ser julgado por acusações criminais que envolvem o pagamento de dinheiro falso a uma estrela pornográfica.

De volta a Washington, os legisladores reuniram-se pelas razões mais sérias e sombrias: para debater se deveriam acusar um funcionário do gabinete de desacato ao Congresso. 

Após concordarem que se responsabilizasse o procurador-geral Merrick B. Garlan, - decisão que o líder desta comissão, o republicano James Comer, do Kentucky, orgulhosamente elogiou num apelo à angariação de fundos no início do dia - a sessão acabou numa 'luta'.

A instigar o caos esteve a deputada Marjorie Taylor Greene, a republicana de direita da Geórgia mais conhecida pela sua propensão para declarações incendiárias, que teve como alvo Jasmine Crockett, a democrata do Texas que a enfrenta frequentemente no Congresso. 

Depois de uma primeira troca de palavras, a deputada Greene foi atrás da aparência da deputada Crockett, o que provocou um verdadeiro caos. "Acho que as suas pestanas falsas estão a estragar o que está a ler", afirmou Greene, gozando com a sua maquilhagem.

A observação levou a deputada Alexandria Ocasio-Cortez (AOC) de Nova Iorque a exigir que as palavras de Greene fossem "retiradas" do registo, numa repreensão oficial que significaria que Greene ficaria impedida de falar durante o resto da sessão.

Depois de muito vai-e-vem, Greene concordou que as suas palavras fossem retiradas do registo, mas recusou-se a pedir desculpa. "Não estou a pedir desculpa", insistiu.

De notar que, mesmo que aprovada a recomendação de responsabilizar o procurador-geral Garland por desacato ao Congresso, esta ainda precisa ser apresentada ao plenário da Câmara dos Representantes.

Recorde-se que apesar de ter chegado recentemente ao Congresso, Taylor Greene tem gerado controvérsia pela sua defesa de teorias de conspiração. Aliás, a congressista republicana é uma confessa apoiante do movimento pró-Trump QAnon.

Leia Também: EUA instam Netanyahu a "ligar" ofensiva em Gaza a estratégia política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório