Muita tinta já correu (e continua a correr) sobre a ida do presidente da Argentina, Javier Milei, a Espanha, no passado fim de semana, para uma convenção da extrema-direita, a 'Viva 24'. Nesta, o chefe do governo argentino iniciou uma polémica após, entre outras declarações - polémicas - se ter referido à esposa do primeiro-ministro espanhol como "corrupta".
Recorde-se que a abertura de um conflito diplomático levou mesmo a que Madrid retirasse a sua embaixadora em Buenos Aires - com a Argentina a responder que não faria o mesmo com a sua representação em Espanha.
O tema continua na ordem do dia no país vizinho, com o jornal El País a adiantar esta quinta-feira que, no passado dia 30 de abril, a embaixada argentina em Madrid informou - por carta - o Ministério espanhol dos Assuntos Exteriores sobre a viagem de Milei, sublinhando que se tratava de "uma visita privada".
"O senhor presidente da República da Argentina, D. Javier Gerardo Milei, estará em Espanha entre os dias 17 e 19 de maio, em visita privada", são as palavras citadas pelo diário.
A viagem deste fim de semana foi a primeira que Javier Milei fez a Espanha após ter tomado posse, mas não teve encontros com autoridades do país. O governo argentino explicou, na semana passada, que Milei pretende regressar a Espanha em junho e aí pedirá audiências oficiais.
"Veremos até onde o totalitarismo no sangue o levará"
Nas redes sociais, o presidente argentino anunciou que não tenciona cancelar a sua viagem a Espanha, a 21 de junho, para receber um prémio de um grupo de reflexão liberal espanhol.
"Veremos até onde o totalitarismo no sangue o levará.... Vou viajar para receber o Prémio Juan de Mariana", escreveu o líder argentino no seu perfil na rede social X, acompanhando um artigo do jornal digital espanhol Vozpópuli, que afirma que o governo do socialista Pedro Sánchez "está a considerar proibir a segunda visita de Milei a Espanha".
"Veremos se o seu grande complexo de inferioridade permite que os liberais espanhóis me premeiem pessoalmente", pode ler-se.
VEREMOS HASTA DÓNDE LE LLEGA EL TOTALITARISMO EN SANGRE...
— Javier Milei (@JMilei) May 21, 2024
Aviso, yo viajaré a recibir el Premio Juan de Mariana... veremos si su gran complejo de inferioridad le permite que los liberales españoles puedan galardonarme en persona...
VLLC...!!!https://t.co/DehCBPi9l6
Leia Também: Milei insiste no ataque a Sánchez: "Tenho o Pedrito em 'match point'"