Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 17º

G7 assinala progressos no uso de ativos russos para ajudar Kyiv

Os ministros das Finanças do G7 assinalaram, em Itália, progressos nas conversações sobre o uso de ativos russos para ajudar a Ucrânia.

G7 assinala progressos no uso de ativos russos para ajudar Kyiv
Notícias ao Minuto

13:06 - 25/05/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Estamos a fazer progressos nas nossas discussões sobre possíveis formas de antecipar benefícios extraordinários dos ativos soberanos russos" para ajudar Kyiv, "de acordo com o direito internacional e os nossos respetivos sistemas jurídicos", apontou o G7, num documento a que a Agência France Presse (AFP) teve acesso.

O objetivo passa por apresentar opções para fornecer apoio financeiro adicional à Ucrânia antes da cimeira de junho.

O G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo) defendeu que os ativos soberanos da Rússia vão "permanecer imobilizados" até que Moscovo pague pelos danos que causou à Ucrânia.

No entanto, o grupo não chegou a acordo quanto a um mecanismo para angariar fundos para a Ucrânia, a partir de juros futuros gerados pelos 300.000 milhões de euros em ativos do banco central russo. Este montante foi congelado pela Europa.

O G7 é composto pelos Estados Unidos, Itália, Japão, Canadá, Grã-Bretanha, França e Alemanha.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Kyiv reclama ter travado assalto russo na região de Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório