Foi num encontro privado com bispos italianos que o Papa Francisco fez declarações polémicas na sequência da entrada de seminaristas homossexuais, de acordo com o avançado pela imprensa italiana. "Já há demasiada paneleirice", terá dito, fazendo de linguagem depreciativa ('frociaggine', um termo homofóbico).
As palavras, alegadamente ditas num tom jocoso, foram mencionadas durante a Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana, à porta fechada, que aconteceu a 20 de maio, na antiga sala do Sínodo, no Vaticano.
O Papa Francisco terá dito que há "demasiada paneleirice" em certos seminários, referindo-se à presença de um elevado número de seminaristas aos quais são atribuídas tendências homossexuais.
Alguns bispos entrevistas pelo Corriere della Sera atribuem o uso daquela expressão à origem argentina do Sumo Pontífice, admitindo que esta possa não saber o impacto do seu tom. Ainda assim, sentiu-se uma onda de espanto e, até, de choque entre os presentes, segundo os relatos.
Esta questão tem sido objeto de debate há meses e cuja opinião é partilhada por grande parte dos membros da Igreja, conforme refere o jornal La Repubblica.
Apesar de tudo, em dezembro do ano passado, o Papa deu 'luz verde' à bênção de casais homossexuais, "em situação irregular" para a Igreja, mantendo a oposição ao casamento homossexual.
Foi a primeira vez que a Igreja se pronunciou claramente sobre a bênção de casais do mesmo sexo, assunto que gera tensões no interior da instituição, devido a uma forte oposição do setor conservador.
Alguns bispos reagiram de imediato declarando que não aplicariam a nova medida.
Leia Também: Papa deseja que Congresso Eucarístico seja "passo adiante" na Igreja