Rebeldes Hutis reivindicam ataque a navios em resposta a ataque em Rafah

Os Hutis reivindicaram esta noite o ataque a um cargueiro grego e a vários outros navios ao largo da costa do Iémen, em resposta aos ataques israelitas a Rafah.

Notícia

© Sayed Hassan/Getty Images

Lusa
30/05/2024 00:02 ‧ 30/05/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

O navio Laax, de bandeira das Ilhas Marshall e operado pela Grécia, informou na terça-feira que tinha sido atingido por três mísseis, segundo o Comando Militar do Médio Oriente dos EUA (Centcom) e empresas especializadas em segurança marítima.

O navio ficou danificado mas continuou a sua viagem, acrescentou o Centcom e a UKMTO, a agência britânica de segurança marítima gerida pela Marinha Real, citados pela agência de notícias France-Presse (AFP).

"Um membro da tripulação terá ficado ferido", declarou o Centro Comum de Informação Marítima (JMIC), que monitoriza os ataques a navios nesta zona estratégica por onde passa 12% do comércio mundial.

Num comunicado publicado no X, o porta-voz militar dos Huti, Yahya Saree, confirmou o ataque ao Laax, afirmando que o cargueiro tinha sido "diretamente atingido e seriamente danificado".

Os rebeldes iemenitas atacaram igualmente cinco outros navios, acrescentou, explicando que estes atos foram realizados "em resposta aos crimes do inimigo sionista contra as pessoas deslocadas em Rafah", na sequência de ataques a campos de deslocados palestinianos nesta cidade do sul da Faixa de Gaza.

Numa nova declaração, hoje à noite, os Hutis afirmaram também ter abatido um drone americano MQ9 que levava a cabo uma "operação hostil" sobre o Iémen.

O Centcom afirmou ter destruído dois sistemas de lançamento de mísseis numa zona controlada pelos Huti no Iémen, na terça-feira à noite, e ter abatido dois drones sobre o Mar Vermelho algumas horas mais tarde.

Desde novembro, os Hutis levaram a cabo dezenas de ataques no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, alegando atacar navios em solidariedade com os palestinianos, no contexto da guerra mortal entre Israel e o Hamas.

Leia Também: Hutis reivindicam abate de 'drone' dos EUA, o sexto desde novembro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas