Associações de agricultores franceses, em coordenação com as espanholas, organizam hoje bloqueios aos principais pontos fronteiriços entre os dois países para recordar as principais reivindicações dos seus protestos dos últimos meses, poucos dias antes das eleições europeias.
As delegações governamentais dos departamentos de fronteira franceses relataram problemas de trânsito esperados nas autoestradas e estradas, a começar pela rota de maior tráfego entre os dois países, La Junquera-Le Boulou.
Segundo o serviço de trânsito catalão, na A-2 existe 5,5 quilómetros de fila, encontrando-se uma via fechada em Fornells de la Selva, também em direção ao território francês.
Os manifestantes estão a planear cortar várias passagens entre os dois países ao longo dos Pirenéus no âmbito das eleições europeias.
Os agricultores exigem medidas relacionadas com a aplicação de cláusulas a produtos importados de países fora da União Europeia ou o fim dos impostos aplicados ao consumo de energia na prática da atividade agrícola.
A manifestação, liderada na Catalunha pela plataforma Revolta Pagesa na ausência do sindicato Unió de Pagesos, maioritário nesta Comunidade Autónoma, mas que preferiu não interferir na campanha eleitoral, está previsto para começar às 10h00 (09h00 em Lisboa) e durar 24 horas.
Leia Também: Timor-Leste poderá começar a vender "créditos" de carbono