Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Milhares protestam contra governo de Israel após resgate de reféns

Milhares de pessoas saíram hoje para as ruas em Israel para protestar contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, na sequência do resgate de quatro reféns na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto

22:08 - 08/06/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O exército israelita anunciou hoje a libertação de quatro reféns durante "uma difícil operação especial em Nuseirat", um campo de refugiados no centro da Faixa de Gaza, onde tem realizado intensos ataques nos últimos dias.

Segundo o governo do grupo radical islamita Hamas, que controla o enclave palestiniano, pelo menos 210 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas na onda de bombardeamentos israelitas no centro de Gaza, principalmente, no campo de refugiados de Nuseirat.

Alguns dos que estiveram na concentração em Telavive, como o antigo chefe dos serviços secretos militares Amos Malka, criticaram a decisão de Netanyahu de se fazer fotografar com familiares dos quatro reféns libertados e ignorar aqueles que morreram em Gaza, segundo o jornal "The Times of Israel".

O governo de Israel anunciou recentemente a morte dos reféns Chaim Peri, de 79 anos, Yoram Metzger, 80, Amiram Cooper, 84, e Nadav Popplewell, 51.

Protestos antigovernamentais ocorreram também em Jerusalém, Haifa ou Beersheba, entre outros lugares, tendo os manifestantes exigido a convocação de eleições em Israel e um acordo para libertar os restantes reféns na Faixa de Gaza.

O conflito em curso na Faixa de Gaza foi desencadeado por um ataque de grupos armados de Gaza em solo israelita, a 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades de Israel.

Desde então, Telavive lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que causou até ao momento perto de 37.000 mortos e pelo menos 82.000 feridos, segundo o Hamas, classificado como "organização terrorista" por Israel, União Europeia e Estados Unidos.

Leia Também: Espanha junta-se à queixa contra Israel no Tribunal Internacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório