Sobe para 2 o número de mortos em manifestação contra governo da Quénia
Um jovem morreu atingido por uma granada de gás lacrimogéneo durante a manifestação contra o aumento dos impostos, elevando para dois o número de vítimas mortais, adiantou hoje a Comissão de Direitos Humanos do Quénia.
© Lusa
Mundo Quénia
Segundo a comissão, o manifestante de 21 anos ainda foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreui.
"É trágico que um jovem possa perder a vida simplesmente por estar a protestar contra o aumento do custo de vida", referiu.
Esta é a segunda vitima mortal registada durante as manifestações contra um novo imposto que começaram no início da semana em Nairobi e que, progressivamente, se espalharam por outras cidades.
O movimento denominado "Ocupar o Parlamento", responsável por estas manifestações, foi lançado nas redes sociais por jovens.
A proposta de Lei das Finanças 2024 do Governo propunha novos impostos como IVA de 16% sobre o pão ou aumento de alguns impostos existentes como o serviço de transferência de dinheiro por telemóvel.
No entanto, o presidente da Comissão de Finanças e Planeamento da Assembleia Nacional, Kimani Kuria, anunciou, na terça-feira, que haverá alterações e que alguns impostos serão eliminados.
Leia Também: Manifestantes no Quénia apelam a uma greve geral na terça-feira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com