Al-Fatah agradece à China esforço de diálogo mas criica Hamas

O movimento palestiniano al-Fatah agradeceu hoje os esforços do governo chinês para facilitar o diálogo com os islamitas do Hamas, que culpou pelo fracasso das reaproximações anteriores.

Notícia

© MAHMUD HAMS/AFP via Getty Images

Lusa
24/06/2024 15:54 ‧ 24/06/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

A al-Fatah - movimento do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas - transmitiu em comunicado o seu interesse em realizar uma nova sessão de diálogo, sugerindo que a reunião marcada para meados deste mês ficou comprometida por falta de "clima apropriado".

O grupo palestiniano manifestou o seu desejo de garantir o sucesso dos "apreciados esforços" da China, responsabilizando o Hamas "pelo fracasso de todos os diálogos que tiveram lugar no passado.

Neste sentido, a al-Fatah sublinhou o seu empenho em estabelecer um diálogo na China e por isso continuará a trabalhar "para completar todos os preparativos a fim de criar o clima adequado para o sucesso" desta mediação.

As diferenças entre as duas fações palestinianas existem há anos, embora tenham piorado desde a vitória do Hamas nas eleições parlamentares de 2006, que desencadeou a separação administrativa da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

As divisões acentuaram-se ainda mais com o ataque sem precedentes que o Hamas realizou em solo israelita em 07 de outubro de 2023, deixando quase 1.200 mortos e levando mais de 200 reféns.

Este ataque desencadeou o atual conflito na Faixa de Gaza, onde uma ofensiva em grande escala de Israel já provocou mais de 37 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário e desestabilizou toda a região.

Leia Também: Netanyahu diz que luta "intensa" em Rafah está "prestes a terminar"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas