França. Primeiras projeções dão vitória da extrema-direita na 1.ª volta

A elevada participação dos eleitores parece refletir o ambiente de grande agitação face às sondagens que apontam para uma vitória da União Nacional.

Notícia

© DANIEL DORKO/Hans Lucas/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
30/06/2024 19:12 ‧ 30/06/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

França

O partido de extrema-direita francês Rassemblement National (RN), de Jordan Bardella, liderou a primeira volta das eleições legislativas com cerca de 33% dos votos, segundo as projeções da Elabe para a televisão francesa BFM TV.

A coligação que reúne vários partidos de esquerda, a Nova Frente Popular, ficou em segundo lugar, com 28,5%. O partido do Presidente Emmanuel Macron, chamado Renascença, ficou em terceiro com 22%.

Por sua vez, na projeção da Ipsos Talan (France Télévisions, Radio France, France 24/RFI), a União Nacional  conseguiu 34%, a Nova Frente Popular arrecadou 28,1% e a Renascença 20,3%.

Marine Le Pen, líder da União Nacional (RN), de extrema-direita, numa primeira reação às projeções, regozijou-se com o resultado do seu partido, bem à frente do campo do presidente Emmanuel Macron, considerando que o "bloco macronista" foi "praticamente aniquilado".

Le Pen apelou ainda ao povo francês para que dê ao partido de extrema-direita "uma maioria absoluta".

Por sua vez, o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu "uma união ampla claramente democrática e republicana" contra a extrema-direita na segunda volta das legislativas, em face da ampla vitória desta apontada pelas primeiras projeções.

Macron considerou ainda que a alta participação dos eleitores nesta primeira volta demonstra uma vontade dos franceses de "clarificar a situação política".

Segundo as projeções para a segunda volta, o RN e os seus aliados podem alcançar a maioria absoluta da Assembleia Nacional.

De notar que a participação terá atingido entre 65,8% e 69%, o valor mais elevado numa primeira volta nas eleições legislativas desde 1981, um sinal do grande interesse que gerou entre os franceses.

A elevada participação dos eleitores parece refletir o ambiente de grande agitação face às sondagens que apontam para uma vitória da União Nacional (RN, extrema-direita) de Marine Le Pen e Jordan Bardella.

[Notícia atualizada às 20h00]

Leia Também: França. 59,39% de afluência às 17h00 (mais 20% que nas últimas eleições)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas