O ex-líder do Partido Unionista Democrático (DUP) da Irlanda do Norte, Jeffrey Donaldson, enfrenta sete novas acusações de crimes sexuais, aumentando o total para 18. O político, recorde-se, demitiu-se do cargo em março.
Segundo a Sky News, Donaldson, acusado de 11 crimes sexuais em abril, foi acusado de mais sete crimes de natureza sexual após o Ministério Público ter revisto as provas policiais. Já a sua mulher, Eleanor Donaldson, foi acusada de um novo crime de cumplicidade, aumentando o total para cinco.
O casal foi libertado sob fiança após ter sido presente ao Tribunal de Newry Magistrates, em Co Down, a 24 de abril, por crimes que terão ocorrido entre 1985 e 2006 e envolvem duas alegadas vítimas.
Membro do Parlamento de Westminster desde 1997 e líder do DUP desde junho de 2021, Jeffrey tinha-se afirmado como uma figura moderada no seio do movimento unionista, empenhado em manter a Irlanda do Norte no Reino Unido.
O Partido Unionista Democrático é o maior dos partidos políticos unionistas da Irlanda do Norte, sendo o maior partido político deste território britânico. Tem vertentes na igreja protestante e defende politicamente a manutenção do país como parte do Reino Unido.
Leia Também: Gaza e declínio unionista abrem surpresas eleitorais na Irlanda do Norte