A expressão ‘quando os porcos voarem’ é comummente usada para dar conta de algo impossível de acontecer. Ainda que estes animais estejam confinados a ter os pés assentes na Terra, um grupo de cientistas da Royal Veterinary College (RVC), no Reino Unido, descobriu que um mamífero bastante mais pesado tem a capacidade de planar durante “períodos de tempo substanciais”: o hipopótamo.
“Um novo estudo da RVC sobre os movimentos dos hipopótamos em terra revelou que, apesar de trotarem quase exclusivamente, os hipopótamos mais rápidos deslocam-se no ar durante períodos de tempo substanciais”, elencou um comunicado da instituição.
Ao observarem dois animais no parque Flamingo Land, os investigadores descobriram que os hipopótamos têm a capacidade de ter todas as patas no ar até 0.3 segundos de cada vez.
“É difícil trabalhar com hipopótamos, uma vez que estes tendem a ficar na água e muito raramente são treinados para serem estudados em jardins zoológicos. São também muito perigosos. Esta é uma das razões pelas quais a ciência pouco sabia sobre a forma como os hipopótamos se movem antes da nossa investigação”, apontou o professor responsável pelo estudo, John Hutchinson.
O responsável salientou, contudo, que a equipa ficou “entusiasmada por levar a cabo o primeiro estudo puramente focado em revelar como os hipopótamos andam e correm”.
“Ficámos agradavelmente surpreendidos ao ver como os hipopótamos se elevam no ar quando se movem rapidamente - é realmente impressionante!”, complementou.
Veja o vídeo recolhido pelos cientistas.
Leia Também: Casamentos de animais aumentam na China. Eis o grande dia de Bree e Bond