Uma equipa de arqueólogos búlgaros encontrou uma estátua de mármore do deus grego Hermes durante uma escavação num antigo esgoto romano. Segundo a agência de notícias Reuters, a estrutura de cerca de dois metros de altura está "bem preservada".
A descoberta aconteceu durante esta semana, quando a equipa fazia trabalhos de escavação no local da antiga cidade de Heraclea Sintica, no sudoeste da Bulgária, perto da fronteira com a Grécia.
À Reuters, os arquipélagos explicaram que a estátua terá sido colocada nos esgotos e coberta com terra depois de um terramoto ter atingido a cidade em cerca de 388 d.C., o que explica o facto de estar tão bem preservada.
"A cabeça está preservada. Está em muito bom estado. Há algumas fraturas nas mãos", disse Lyudmil Vagalinski, que liderou a equipa de arqueólogos, acrescentando que a estátua era uma cópia romana de um original grego antigo.
A cidade de Heraclea Sintica foi fundada pelo antigo rei Filipe II da Macedónia e fica localizada na atual região búlgara Pirin Macedónia.
Pode ver as imagens da descoberta na galeria acima.
Leia Também: Estátua de cera de antigo presidente dos EUA derrete devido ao calor