Além de dez carros de combate Leopard 2A4, seguiram para a Ucrânia, a partir de um porto do norte de Espanha, no sábado passado, "diversas retroescavadoras e um número importante de mísseis antitanque", revelou hoje o Ministério da Defesa espanhol, num comunicado.
"Com este novo envio de carros de combate Leopard 2A4, Espanha doou à Ucrânia 20 deste carros estando previsto preparar ou doar outro novo conjunto durante este segundo semestre de 2024", lê-se no mesmo comunicado.
O modelo Leopard 2A4 data do final do século XX e serviu de base para o desenvolvimento de um dos mais modernos e eficientes tanques de guerra utilizados pelos países ocidentais, o modelo 2A6 nas suas versões alemã ou sueca, bem como o desenvolvimento do tanque espanhol Leopard 2E, principal equipamento atual das forças blindadas em Espanha.
A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.
Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.
Leia Também: Rússia abate 28 'drones' ucranianos em quatro regiões e na Crimeia