O antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama considera que as hipóteses de Joe Biden ser reeleito para a Casa Branca diminuíram, tendo partilhado com aliados democratas próximos que Biden devia avaliar a viabilidade da sua recandidatura.
A posição de Obama terá sido 'transmitida' no seio democrata nos últimos dias, mas este tem vindo a deixar claro que a decisão de sair da corrida à presidência dos Estados Unidos deve ser tomada por Biden.
O Washington Post, que cita fontes próximas de Obama, adianta ainda que, 'nos bastidores', Biden tem falado com os democratas mais "ansiosos" em relação a este assunto, como é o caso de Nancy Pelosi. A antiga líder da Câmara dos Representantes terá tido a mesmo conversa com Joe Biden, via telefónica, sobre a sua recandidatura - tendo garantido a Biden que este "não tem hipóteses contra [Donald] Trump" e que a sua permanência na corrida está a prejudicar o Partido Democrata.
O mesmo jornal adianta ainda que Obama tem elogiado o caminho que Biden fez como presidente, mas que demonstra preocupação com as sondagens, que o afastam de uma vitória, enquanto aproximam Trump. Obama, que teve Joe Biden como seu vice-presidente, dá anda conta a estes aliados de que está preocupado com o facto de vários financiadores terem abandonado a campanha.
A saúde de Joe Biden e a sua idade já tinham sido colocados em causa, mas ultimamente têm sido vários os episódios que estão a deixar o ainda presidente dos EUA fragilizado perante os eleitores.
Muitos democratas começaram logo a demonstrar preocupação após o primeiro debate com Trump, quando Biden se mostrou menos energético do que o aniversário. As dúvidas instalaram-se e, apesar de muitos terem demonstrado o seu apoio a Biden, é inexistente o consenso sobre se está apto para o cargo.
[Notícia atualizada às 18h08]
Leia Também: Homem detido por suspeita de enviar mensagens ameaçadoras a Joe Biden