Obama considera que Biden deve repensar candidatura à Casa Branca

O ex-presidente norte-americano Barack Obama terá dito que Biden deve sair por sua própria decisão, mas, segundo alguns aliados, o ex-líder dos EUA disse mesmo que as hipóteses de haver uma reeleição diminuíram.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/07/2024 17:53 ‧ 18/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama considera que as hipóteses de Joe Biden ser reeleito para a Casa Branca diminuíram, tendo partilhado com aliados democratas próximos que Biden devia avaliar a viabilidade da sua recandidatura.

 

A posição de Obama terá sido 'transmitida' no seio democrata nos últimos dias, mas este tem vindo a deixar claro que a decisão de sair da corrida à presidência dos Estados Unidos deve ser tomada por Biden.

Washington Post, que cita fontes próximas de Obama, adianta ainda que, 'nos bastidores', Biden tem falado com os democratas mais "ansiosos" em relação a este assunto, como é o caso de Nancy Pelosi. A antiga líder da Câmara dos Representantes terá tido a mesmo conversa com Joe Biden, via telefónica, sobre a sua recandidatura - tendo garantido a Biden que este "não tem hipóteses contra [Donald] Trump" e que a sua permanência na corrida está a prejudicar o Partido Democrata.

Pelosi terá avisado Biden que

Pelosi terá avisado Biden que "não tem hipóteses" de vencer Trump

Conversa telefónica terá decorrido na passada semana.

Notícias ao Minuto | 10:29 - 18/07/2024

O mesmo jornal adianta ainda que Obama tem elogiado o caminho que Biden fez como presidente, mas que demonstra preocupação com as sondagens, que o afastam de uma vitória, enquanto aproximam Trump. Obama, que teve Joe Biden como seu vice-presidente, dá anda conta a estes aliados de que está preocupado com o facto de vários financiadores terem abandonado a campanha.

A saúde de Joe Biden e a sua idade já tinham sido colocados em causa, mas ultimamente têm sido vários os episódios que estão a deixar o ainda presidente dos EUA fragilizado perante os eleitores.

Muitos democratas começaram logo a demonstrar preocupação após o primeiro debate com Trump, quando Biden se mostrou menos energético do que o aniversário. As dúvidas instalaram-se e, apesar de muitos terem demonstrado o seu apoio a Biden, é inexistente o consenso sobre se está apto para o cargo.

[Notícia atualizada às 18h08]

Leia Também: Homem detido por suspeita de enviar mensagens ameaçadoras a Joe Biden

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas