"Estou perante vós apenas pela graça de Deus. Não era suposto"

O candidato republicano e antigo presidente dos Estados Unidos Donald Trump falou num comício no Michigan.

Notícia

© GWR/Star Max/GC Images

Notícias ao Minuto
20/07/2024 22:26 ‧ 20/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O candidato republicano e antigo presidente dos Estados Unidos Donald Trump considerou, num discurso em Grand Rapids, no estado de Michigan, este sábado, que só sobreviveu à tentativa de assassinato da semana passada "apenas pela graça de Deus".

 

Depois de uma introdução feita pelo seu candidato a vice-presidente, J.D. Vance, em que disse que "em quatro anos", Trump "desfez 30 anos de danos de liderança terrível", o candidato republicano disse que escolheu o governador do Ohio por ser "para o povo".

"Estou emocionado por voltar ao grande estado do Michigan", disse, recordando que "foi há exatamente uma semana" que foi vítima de uma tentativa de assassinato, no estado da Pensilvânia.

"Estou perante vós apenas pela graça de Deus. Não era suposto eu estar aqui", admitiu, afirmando que "algo muito especial aconteceu" no passado sábado e que está "mais forte do que nunca".

Este foi o seu primeiro comício após o incidente, afirmando que "não vai deixar que aconteçam coisas más". "Nunca deixaremos de trabalhar para dar um futuro fantástico ao país e lutar, lutar, lutar. E vamos ganhar, ganhar, ganhar", acrescentou, fazendo alusão às palavras que disse no passado sábado, enquanto estava a ser retirado do palco na Pensilvânia.

Num tom jocoso, Trump decidiu fazer uma sondagem com os apoiantes no Michigan, perguntando-lhes contra quem prefeririam concorrer nas eleições presidenciais, e atirou: "O Partido Democrata não é o partido da democracia, são, na realidade, os inimigos da democracia".

"Na semana passada, levei um tiro em nome da Democracia", disse, referindo que quem votar em Joe Biden "provavelmente vai estar a votar em Kamala Harris". Trump referia-se à possibilidade de o candidato democrata e atual presidente norte-americano vir a desistir da corrida presidencial.

O candidato republicano, e ex-Presidente dos Estados Unidos, repetiu que os democratas estão a permitir a entrada ilegal de imigrantes no país para fazer com que eles ainda votem nas eleições, mas a acusação não tem fundamento, como escreveu o New York Times.

Sobre Joe Biden, Donald Trump voltou ainda a criticar a saúde do presidente norte-americano, dizendo que é "um homem doente, débil e patético que não pode apresentar a umas eleições".

O comício de Trump aconteceu no Michigan que, de acordo com a Associated Press, é um estado crucial para as eleições presidenciais de novembro. Nas eleições de 2016, Donald Trump venceu por pouco mais de 10.000 votos em relação à candidata democrata Hillary Clinton, mas na votação em 2020 Joe Biden saiu vitorioso com uma margem de 154.000 votos face a Trump.

[Notícia atualizada às 06h18]

Leia Também: "Deve renunciar já". 'Vice' de Trump pede que Biden deixe presidência

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas