Um rapaz de 14 anos morreu devido ao vírus Nipah em Kerala, na Índia. Outras 60 pessoas encontram-se em "alto risco" depois de terem entrado em contacto com o vírus.
O adolescente, que estava infetado, sofreu uma paragem cardiorrespiratória. De acordo com a Sky News o Nipah provém de morcegos frugívoros e de outros animais. Até ao momento não há cura ou vacina para combater a infeção.
O diretor de medicina intensiva do Hospital Aster MIMS, Anoop Kumar, adiantou que 214 pessoas estavam a ser monitorizadas depois de terem tido contacto com o jovem estudante infetado. Destas, 60 foram colocadas na categoria de alto risco.
Kumar realçou que nesta fase "há uma chance mínima de um surto do vírus Nipah". Ainda assim, a situação vai ser observada nos próximos sete a 10 dias.
O Nipah foi associado à morte de dezenas de pessoas em Kerala desde a primeira infeção na região, em 2018. O vírus foi identificado pela primeira vez na Malásia, há 25 anos. Nessa altura causou surtos no Bangladesh, na Índia e em Singapura.
Leia Também: Aumenta a preocupação em Espanha após morte de mulher com vírus do Nilo