Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Assange surge sorridente com a esposa e os filhos na praia. "Livre"

O fundador do portal WikiLeaks, de 53 anos, voltou à Austrália no final de junho.

Assange surge sorridente com a esposa e os filhos na praia. "Livre"
Notícias ao Minuto

15:27 - 23/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Assange

A esposa do fundador do portal WikiLeaks, Stella Assange, concedeu um vislumbre da vida familiar de Julian Assange, depois do acordo que ditou o fim de uma batalha legal de 14 anos com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e, consequentemente, o regresso do marido à liberdade.

 

Assange, de 53 anos, voltou à Austrália no final de junho, tendo optado por ficar longe das luzes da ribalta para “ter tempo e privacidade para começar este novo capítulo”.

Ainda assim, na segunda-feira, Stella partilhou uma fotografia de família, na qual surge com Julian e os dois filhos, Gabriel e Max, diante de uma praia deserta.

A localização não foi divulgada, mas a imprensa australiana adiantou que será algures no país, segundo a AFP.

Stella tinha já afirmado que Julian provavelmente aproveitaria a sua liberdade para “nadar no oceano todos os dias”, além de “dormir numa cama a sério”.

“Quer provar comida a sério”, complementou.

Já no dia de aniversário de Julian, a 3 de julho, Stella divulgou uma fotografia do casal na natureza. “Livre!”, lia-se na descrição.

Assange estava detido em Belmarsh, no leste da capital britânica, desde 2019, enquanto contestava nos tribunais o pedido de extradição dos Estados Unidos, que o acusaram de 18 crimes de espionagem e de intrusão informática pela divulgação de documentos confidenciais no portal WikiLeaks, enfrentando uma possível pena de até 175 anos de prisão.

Washington queria julgar Assange pela divulgação de mais de 700 mil documentos secretos, tendo-o acusado o abrigo da Lei de Espionagem de 1917.

Para sair em liberdade, Assange declarou-se culpado de uma acusação criminal de conspiração. Contudo, foi banido de entrar nos Estados Unidos sem permissão.

Leia Também: Afinal, porque é que Julian Assange foi a tribunal nas Ilhas Marianas?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório