Alerta Shein e AliExpress. Os artigos perigosos que não deve comprar

Que substância é esta que foi detetada pela Coreia do Sul? Em que produtos se encontram?

Notícia

© getty Images/Jakub Porzycki/NurPhoto

Notícias ao Minuto
25/07/2024 13:09 ‧ 25/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Plataformas

As autoridades da capital sul-coreana lançaram um apelo, na passada semana, para que se proibisse a comercialização de produtos disponíveis na Shein e no Ali Express que possuem elementos tóxicos na sua composição - e que colocam em causa a segurança e saúde dos clientes. 

 

Em causa estão produtos como roupa interior, maquilhagens e loiças de esmalte. Todas elas compostas pro diferentes substâncias, responsáveis pelo aparecimento, pro exemplo, de cancros (mas não só).

Que produtos são estes e o que contêm?

Roupa Interior

Um dos alertas fazia referência a produtos de roupa interior, onde se detetou a presença de uma substância cancerígena de seu nome arilamina, que foi encontrada numa concentração três vezes superior ao limite permitido segundo as normas locais, refere o ABC.

Esta substância é utilizada como corante e está classificada pela Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC) como cancerígena para o homem do Grupo 1.

Maquilhagens

Segundo a mesma publicação, foram também detectadas substâncias nocivas em produtos cosméticos, como batons, blushes e vernizes para as unhas. Nestes casos, foram encontradas as bactérias 'Staphylococcus aureus', que podem causar infecções cutâneas, como dermatites ou erupções cutâneas. Além disso, foram encontrados níveis perigosos de dioxano e níquel, responsáveis por causar algumas alergias e que podem mesmo afetar órgãos vitais.

Loiças de esmalte

Por fim, as autoridades de Seul denunciaram a presença de cádmio e chumbo, metais pesados, presentes em quantidades superiores às permitidas em loiças de esmalte.

Estas substâncias são altamente tóxicas e estão associadas a doenças como o cancro do pulmão, lesões renais e perturbações neurológicas, que podem afetar sobretudo as mulheres grávidas e as crianças.

Leia Também: Coreia do Sul lança alerta para produtos vendidos na Shein e AliExpress

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas